Bem ti vi

Para você, Letícia, meu Bem-te-vi".
Viste, hoje, o passarinho na janela?
Tão frágil, tão pequeno, tão delicada fera.
Parece procurar-te, de primavera, em primavera. Até pousar cansado, noutra janela.
Ouviste-lhe, acaso, o canto de saudade? Também eu te procuro minha bela.
Encontro-te no meu peito, fiz-te um ninho, aconcheguei-te no meu altar.
É que aquele passarinho na janela lembrou-me o dia que há muito já perdi.
Bem me quiseste, e tanto bem te quis...
Quiseste mais, eu sei, compreendi. Tu frágil, doce, bela...
Lembro-me de ti. Esquecer-te, meu amor, seria como me esquecer de mim.
É que aquele último dia cerrou-te os olhos delicadamente, e entre beijos eu te vi partir...
Voaste!... Voaste firme e decididamente.
De volta para dentro de mim,
E eu... Fiquei aqui, a lembrar-te de ti, a sonhar contigo, esperando o dia em que poderei te ter aqui, em meus braços para abraçar-te, beijar-te, beijar-te, beijar-te..
Te espero até depois do fim.

Amigos

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Visita da Agente de saúde / Formatura no Aleitamento Materno***

Há alguns anos recebemos a visita da Beth... Beth é agente de saúde, trabalha para o posto de saúde vila santana e passa quinzenalmente nas casas da minha rua... Confesso que no começo não dava muita atenção a ela, tinha plano de saúde e não usava o posto, mesmo sem dar atenção, ela nunca deixou de passar aqui... Até que fiquei sem convenio medico e precisei do posto... A Beth sempre prestativa me ajudava muito agendando consultas a mim.
Quando engravidei tinha convenio porem sabia que o convenio não daria cobertura ao parto, então resolvi fazer o pré natal no posto para facilitar o encaminhamento para a rede publica na hora do parto. E assim fiz...
Fiz meu pré natal com a Dra. Silvana e a enfermeira Sônia... Eu particularmente gostei muito delas, foram um amor comigo.
Quando a Lelê nasceu de imediato mandei a papelada para a empresa incluir ela no convenio... Mas não sei o que houve direito, o fato foi que demorou muito essa inclusão, enquanto isso passamos ela no posto de Saúde com a Dra. Joana e a Enfermeira Sônia... Posso dizer que no que coube a Enfermeira Sônia a Letícia foi bem assistida, mas em relação a Dra. Joana não, desde a primeira consulta ela cobrava mais ganho de peso da Letícia, a Lelê passou 4 vezes com ela, e nessas 4 vezes ela me questionava sobre a alimentação da Letícia, dizia que não se agradava com o pouco ganho de peso. Eu sempre saia das consultas triste, e cada vez insistia para a Letícia mamar mais... A ultima vez que ela nos atendeu eu sai de la chorando... Ela disse que a Letícia devia estar anêmica por não se alimentar bem, examinou ela e pediu que fosse feito vários exames de sangue, entre eles de calcio por achar que estava faltando vitaminas por falta de leite...
Imagine...
Sai de la me sentindo a pior Mãe da face da terra, acreditando não estar sabendo cuidar de minha filha, logo eu Mãe de 3.
Na hora de colher os exames de sangue tive dó e não deixei furarem ela, parti para uma clinica particular e falei ao medico Dr. Maurício tudo o que a Dra. Joana havia me dito... O Dr. até riu da Dra. Joana, examinou a Letícia e disse que não havia nada de errado com ela, disse para eu ignorar os pedidos de exames e incluiu frutas e papinha de legumes ao cardápio da dela... Disse que ela estava sim um pouco abaixo do peso mas nada para me preocupar e que iria recuperar rapido com as frutas e legumes que começaria a comer.

O fato é que uma semana depois descobrimos o aumento em seu tórax e voltamos a clinica para passar com Dr. Maurício que não estava de plantão, então quem nos atendeu foi o Dr. Nelson, que de imediato diagnosticou o problema no coraçãozinho da Lelê...
Dr. Nelson ficou indignado como nunca antes ninguém havia percebido o sopro no coração dela, disse que o sopro era gritante e que o problema que era de nascença já estava avançado...

Bem, o desfecho dessa historia todos já sabem.



Então me pergunto como a Dra. Joana Pediatra formada a anos acompanhou a Letícia por 4 meses e nunca percebeu o sopro... Soube pedir exames de sangue por achar que estava anêmica e nunca pediu um eletro???
E o Dr. Maurício da clinica onde pagamos a consulta, me garantiu que não havia nada de errado com a Letícia... Chegou a rir da outra medica...
E uma semana depois Dr. Nelson de imediato percebeu o sopro e se indignou por nunca ninguém ter notado???
Nossaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa................

Voltando a falar da Beth, desde que a Lelê partiu ela vem me visitar, e eu nunca quis recebe-la por estar ferida demais, Ha alguns dias ela voltou aqui, estava acompanhada da assistente social e disse que precisava muito falar comigo... Resolvi atende-las.
Elas me disseram que precisavam dar baixa no prontuario da Letícia e gostariam de saber o que houve até mesmo para arquivar junto ao prontuario dela.

Fiquei muito triste por saber que la no posto era apenas um prontuario que sera arquivado, embora elas disseram que não, que souberam logo que aconteceu e todos que nos conheciam ficaram muito triste. Disseram até que a Enfermeira Sônia que me acompanhou durante a gravidez e acompanhou a Lelê também gostaria de vir me visitar.

Aceitei...

Nunca pensei em ir atrás da Dra. Joana e falar poucas e boas para ela, dizer a ela que minha filha nunca foi anêmica e nunca se alimentou mal, dizer a ela que a principal característica de um cardiopata congênito é o não ganho de peso, e ela deveria saber disso melhor do que eu, e deveria também ter desconfiado que pudesse ser algo no coração e no minimo pedir alguns exames para investigar, se ela tivesse feito isso logo no começo ao invés de ficar me criticando quem sabe a historia teria sido outra.
Em fim, penso nisso, mas ainda não penso em ir atrás dela para dizer tudo isso, pode ser que um dia eu vá, ou não... Sei la, nada trara minha filha de volta, talvez se for eu desabafe e passe a sofrer menos, ou não, pode ser que desabafe e passe a sofrer mais... Por hoje não penso em ir até ela, porem se vierem até mim eu não tenho o porque mentir... Falei tudo isso a Beth agente de saúde e a assistente social, e voltarei a falar se a Enfermeira Sônia vier mesmo até a aqui conversar comigo...
Falaram também sobre o aleitamento materno ao qual fazíamos parte:
Explico:
Aleitamento materno é um grupo de Mães que são assessoradas por uma Pediatra e uma enfermeira. Acontece assim:
Quinzenalmente levamos os bebes que tem até 6 meses de vida para medir e pesar, é tirado fotos dos Bebes na balança e tudo é anexado a pastinha onde é anotado o peso e o tamanho, Elas incentivam amamentação exclusiva até o 6 mês, e quando o Bebe engorda de menos ou de mais elas intervêm, no caso de engordarem de menos é receitado o leitinho industrializado Nan, Nestogenio, ou Aptamil, no caso de engordar demais eu não sei explicar, (a Lelê ficou no primeiro grupo) e no final do ano é feito a formatura dos Bebes...
É lindo, já vi as fotos, os Bebes são vestidos de Becas e recebem diplominha dizendo que executaram muito bem a tarefa de mamar o tete e estão aptos a papinhas e suquinhos...rs
Em fim,
Elas me disseram que formatura  aconteceu em dezembro, que eles exibiram um filminho com as fotos que eram tiradas dos Bebes, e que a Letícia estava la, disse que no finalzinho fizeram uma homenagem a ela e não nos convidaram por saber que seria forte de mais para nós... Mas que assim que o dvd estiver pronto vão trazer uma copia a mim.
Não preciso nem dizer que choramos muito as 3 né...
Por fim levaram uma copia da carta de internação da Lelê, seu atestado de óbito e uma foto.

10 comentários:

Ana Lucia Decorações disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Lucia Decorações disse...

foram 3 agora são 4, choro com vc e por vc...

Fabi disse...

Eu sei minha irmã o quanto tem sofrido por mim...
Obrigada, tem sido muito importante nesse momento de tanta dor...
Te amo!!!

Fatima disse...

Toda vez que entro aqui choro muito... queria muito poder abrandar a sua dor!!!! Mas sei que é impossível....

Fabi disse...

Pois é Tata, ta dificil demais... A saudade esta me matando aos poucos, tento... Juro que tento, mas tem horas que parece que ñ vou conseguir!!!
Obrigada,
Beijo.

Ana Lucia Decorações disse...

sempre que precisar estarei aqui,memo quando vc não me nota sempre estou por perto não posso fazer muito mas o pouco que poço faço, conte comigo sempre sempre mesmo....

Marla Desanoski disse...

Oi minha amiga, vou contar algo que aconteceu comigo, tomare que te ajude, não sei se vc já leu minha historia no "perdimeubebe" mas aconteceu que tive parto prematuro de 34 semanas por descolamento de placenta foi bem complicado meu parto quase morri, mas meu bebe o meu lindo anjo Miguel, nasceu forte, com 2,510 e 45cm nem parecia prematuro, chorou forte, e todo mundo no hospital me tranquilizou, pode ficar tranquila ele esta otimo, mas na minha cidade não tem uti, a cidade mais próxima que tem, é uns 40 minutos de viagem, pelo o meu obstreta queria levar ele imediatamente, daí então veio uma pediatra, e falou: não dr o senhor não precisa ir, deixa eu acompanhar o bebe, só preciso ir na minha casa e já volto, só que neste já volto demorou quase 2 horas, neste intervalo meu bebe começou passar mal, só sei que meu bebe chegou lá em estado gravissimo, ele ainda ficou 5 dias na uti, um bebe que nasceu bem, apesar de prematuro, se tivesse levado ele de imediato acredito que hoje seria diferente, mas...
Olha uma coisa eu falo, a pediatra foi muito irresponsavel não quero culpar ninguem mas eu pensava muito nisso me machucava muito, passou uns dias eu e meu marido fomos conversar com meu médico, desabafei falei td que tinha vontade de falar, falei sobre o que eu achava em relação aquela dotorzinha, mas com intenção de se acontecer algum caso semelhante ao meu ,para serem mais agil, não esperar tanto, sobre o meu obstreta não tenho o que falar dele, aliás ele é um otimo médico, ele foi inclusive dos meu outros filhos, mas a doutora foi muito irresponsavel.
Mas então amiga, o que diz dizer pra vc e que conversar com meu médico e alguns enfermeiros que passou por mim me fez bem, parece que alivou um pouco, que nem vc falou não sabe se coversa com a doutora, vá, converse com ela no sentido de desabafar, mas não vá sozinha vc precisa se sentir protegida neste momento irá de fazer bem depois, bom, me ajudou, sabe, espero que te ajudei um pouco.
Fica com Deus e um abraço bem carinhoso, bjusss...

Fabi disse...

Nossa Marla, eu ja procurei sua historia no perdi meu bebe e não encontrei...
Puxa não sabia que tinha sido assim...
Não sei nem o que dizer a não ser o que digo sempre...
Sinto muito por você, por mim e por nossos Filhos... Nós não merecíamos!!!
Obrigada por tudo viu, conte comigo também.
Um Abraço;

Marla Desanoski disse...

oi fabiana, é complicado né, eu acho que médicos deveriam ter mais coração a maioria deles não se poem em nossos lugares, mas...
Já sei porque vc não encontrou é que meu nome é monica marla e não sei porque eu coloquei monica lá no blog mas todos me chamam por marla, mas vai estar lá homenagem da mamãe mônica para seu anjo miguel, vê lá depois vai tá toda minha história, há vc tem orkut ou face???
bjusss, querida...

Fabi disse...

Não são medicos Marla, são monstros, pode acreditar... Mostros de verdade...

Vou ver la sua homenagem ao Miguel.


Segue os links do orkut e face tá, me add. la.
Orkut eu quase não entro mais face entro bastante.

Bjus Amiga.


http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=9146780104041667050

http://www.facebook.com/profile.php?id=100001087215090&ref=tn_tnmn