Bem ti vi

Para você, Letícia, meu Bem-te-vi".
Viste, hoje, o passarinho na janela?
Tão frágil, tão pequeno, tão delicada fera.
Parece procurar-te, de primavera, em primavera. Até pousar cansado, noutra janela.
Ouviste-lhe, acaso, o canto de saudade? Também eu te procuro minha bela.
Encontro-te no meu peito, fiz-te um ninho, aconcheguei-te no meu altar.
É que aquele passarinho na janela lembrou-me o dia que há muito já perdi.
Bem me quiseste, e tanto bem te quis...
Quiseste mais, eu sei, compreendi. Tu frágil, doce, bela...
Lembro-me de ti. Esquecer-te, meu amor, seria como me esquecer de mim.
É que aquele último dia cerrou-te os olhos delicadamente, e entre beijos eu te vi partir...
Voaste!... Voaste firme e decididamente.
De volta para dentro de mim,
E eu... Fiquei aqui, a lembrar-te de ti, a sonhar contigo, esperando o dia em que poderei te ter aqui, em meus braços para abraçar-te, beijar-te, beijar-te, beijar-te..
Te espero até depois do fim.

Amigos

domingo, 5 de fevereiro de 2012

EU PEÇO... EU IMPLORO:

1. Eu desejo que você não tenha medo de falar o nome da minha filha perto de mim. Minha filha viveu e foi importante e eu preciso ouvir o nome dela. (Gostaria que entendesse, minha filha esta viva dentro de mim, é tão importante e necessária como o ar que respiro)!!!

2. Se eu chorar ou me emocionar, podemos conversar sobre isso... eu queria que você soubesse que não é porque você tenha me magoado. O fato de que minha filha morreu causou minhas lágrimas. Você tem me permitido chorar e eu lhe agradeço. Chorar e emoções inesperadas fazem parte do processo da minha dor.

3. Gostaria que você não ignorasse ou agisse como se minha filha nunca existiu, removendo de sua casa seus quadros, obras de arte ou outras lembranças desta pessoa muito especial que viveu e fez uma contribuição para todas as nossas vidas.

4. Vou ter altos e baixos emocionais, altos e baixos. Eu não queria que você pensasse que se eu tiver um bom dia meu luto está acabado, ou que se eu tiver um dia ruim eu preciso de aconselhamento psiquiátrico. Meu humor se tornou instável e imprevisível, da alegria ao desespero, e é tão imprevisível para mim, como para você. Isso faz parte da minha nova vida "normal".

5. Eu queria que você soubesse que A MORTE DE UMA CRIANÇA É DIFERENTE DE OUTRAS PERDAS e deve ser visto em separado. É A MAIOR TRAGÉDIA NA VIDA DE UM SER HUMANO... Eu queria que você NÃO A COMPARASSE COM A SUA PERDA DE UM PAI, UMA MÃE, UM AVÔ, UMA AVÓ, UM TIO, UMA TIA, UM CÔNJUGE OU UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO...6. Ser um pai ou mãe em luto não é contagioso, então eu queria que você não fugisse de mim. Eu preciso de você e você precisa de mim.

7. Eu queria que você soubesse que todas as reações "loucas" de luto que eu tenho são, na verdade, muito normais. Depressão, raiva, frustração, desesperança e questionamento de valores e crenças são esperadas após a morte de uma criança.

8. Eu queria que você não esperasse que minha dor já estivesse acabado em seis meses. Por favor, não ache que exista um "período de tempo" e eu me torno um pai/mãe “ex-enlutado(a)", mas eu estarei doente para sempre me recuperando dessa tragédia em minha vida. Por favor, não me diga como eu deveria "lidar" ou que "é hora de seguir em frente" ou "um dia haverá a superação do meu sofrimento". A palavra “superação "é um termo de mídia, moda, que é absolutamente sem sentido para nós.

9. Eu queria que você entendesse as reações físicas ao sofrimento. Eu posso ganhar peso ou perder peso, dormir o tempo todo ou não em todos, desenvolver uma série de doenças, ser propenso a acidentes ou esquecido (perder parte da memória), todos os quais podem estar relacionados com a minha dor. Eu posso tornar-me isolado e retirado por períodos de tempo. Eu posso até mesmo não ser capaz de falar nas chamadas de telefone, celular, ou dar retorno a ligações, mensagens... e isso tem a ver com minha dor, não com você.

10. Aniversário da nossa filha, o aniversário de morte (dolorosa palavra) e feriados são tempos terríveis para nós. Eu gostaria que você nos dissesse que está pensando em nossa filha nesses dias. E se eu ficar quieto e retraído, só saiba que estamos pensando em nossa filha e não tente forçar-nos a ser alegres. Eu queria que você chamasse de vez em quando e dizer "oi, eu estava pensando em você" ou apenas uma nota amigável ou palavra "só queria que você soubesse que eu estava pensando em você hoje e espero que as coisas estejam OK. "

11. É normal e bom a maioria de nós re-examinar a nossa fé, valores e crenças, depois de perder um filho. Vamos questionar todas as coisas que foram ensinadas em nossas vidas, e esperamos chegar a algum novo entendimento com Deus. Eu queria que você me deixasse à vontade com a minha religião, ideias, sem me fazer sentir culpada.

12. Eu quero que você entenda que o luto muda as pessoas. Eu não sou a mesma pessoa que era antes que minha filha morreu e eu nunca mais vou ser essa pessoa novamente. Se você continuar esperando e me incentivando a "voltar para o meu velho eu", você vai se decepcionar. Eu sou uma nova criatura, não por escolha, mas pelas circunstâncias, com novos pensamentos, aspirações, prioridades, valores e crenças. Por favor, tente me conhecer de novo... talvez você ainda gosta de mim.

Amo incontestavelmente, Amo e ponto... Amor mais lindo, Amor mais puro, Amor mais verdadeiro, AMOR MAIOR QUE TUDO!!!


3 comentários:

Marla Desanoski disse...

Que nem aquele ditado, né amiga, só entende quem passa, e claro não generalizando mas com excessão de muitas poucas pessoas, sabe, eu evito chorar perto dos meu filhos, pois são pequenos não entende direito ainda, pessoas que vivem ao meu redor insiste em me dizer, vc já tem dois, poxa é tão dificil as pessoas entenderem que cada filho é unico!!! meu filhos é razão da minha vida, é a minha força, mas agora eu mudei sou uma pessoa diferente, sou incompleta, eu sofro com isso, a maioria das pessoas que conheço não me entende, sem mentira nenhuma, umas duas pessoas que posso desabafar, que eu sei que me entende, é claro minhas amigas queridas, VOCÊ, e a Flavia outra mãe de anjo...é como doi, quando a gente percebe que as pessoas vão esquecendo, tá acontecendo comigo, estes dias mesmo minha filha falou pro meu cunhado minha mãe tem tres filhos , dai ele disse, não ela tem dois, dai a Laisa disse, tem tres, eu o felipe e o miguel que tá no céu, então ele respondeu não ela tem dois poruqe vc e o felipe tão com ela, dai eu entrei no meio e respondi, eu tenho trs filhos o Miguel continua comigo e sempre estará em meu coração e vou amar ele eternamente, doi viu, mas que nem meu marido fala o importante é nós, deixe pra lá...

Amiga conte sempre comiga...bjusss miga, um forte abraço...

Fabi disse...

É Marla isso tem acontecido comigo também, pessoas querem colocar em minha cabeça que agora somos 4, como antes, e eu brigo, grito, não permito... Somos 5 temos nossa estrelinha brilhando radiante no céu... Mas, maior ainda, temos nossa pequenininha, a caçulinha da família, o pinguinho de gente, o potinho de ouro... A menorzinha, porem responsável pelo sentimento maior da família, nosso bem maior!!!
Vocês também são 5... Faça isso amiga, fale, grite, exponha... Miguelzinho Princepezinho da família terá que ser lembrado, falado, respeitado... Façamos assim, vamos exigir isso, ok?
Por nós, por nossas familias, por nossos Anjos!!!
Beijos 1000

Anônimo disse...

me chamo larissa tive uma bebe em 2010 e os doutores a deixarãopassardo tempo causando nele peneumonia pela aspiração do liquido e meningite tendo um problema no coração um estreitamento de uma valvula mas graças a deus esta tudo bem em 2011 descobri q estava gravida e com muitas dores com 39semanas fui a doutora q mandou eu esperar ate as 40 esperei e hj estou sem meu bebe pois ele faleceu dentro de mim pois aspirou seu coco entramos com um processo pois não adimitimos q aquela vaca da minha doutora deixasse ele passar do tempo ele se chamaria bruno teria nascido no dia 15/12/2011 nasceu(morto) com54cm e 4,855kgera lindo. o q aconteceu com vc foi erro medico assim como o q aconteceu comigo não adimita isso aquela vaca vai pagar por tudo q ela fez com sua filha pois a lei de Deus não falha.bjuuus se conforme assim como eu pense que ela esta junto ao senhor e q um dia iremos nos encontrar com eles.