Bem ti vi

Para você, Letícia, meu Bem-te-vi".
Viste, hoje, o passarinho na janela?
Tão frágil, tão pequeno, tão delicada fera.
Parece procurar-te, de primavera, em primavera. Até pousar cansado, noutra janela.
Ouviste-lhe, acaso, o canto de saudade? Também eu te procuro minha bela.
Encontro-te no meu peito, fiz-te um ninho, aconcheguei-te no meu altar.
É que aquele passarinho na janela lembrou-me o dia que há muito já perdi.
Bem me quiseste, e tanto bem te quis...
Quiseste mais, eu sei, compreendi. Tu frágil, doce, bela...
Lembro-me de ti. Esquecer-te, meu amor, seria como me esquecer de mim.
É que aquele último dia cerrou-te os olhos delicadamente, e entre beijos eu te vi partir...
Voaste!... Voaste firme e decididamente.
De volta para dentro de mim,
E eu... Fiquei aqui, a lembrar-te de ti, a sonhar contigo, esperando o dia em que poderei te ter aqui, em meus braços para abraçar-te, beijar-te, beijar-te, beijar-te..
Te espero até depois do fim.

Amigos

quinta-feira, 22 de maio de 2014

A vida que vale a pena ser vivida!!!

Qual vida vale a pena ser vivida?
Se eu pudesse responderia essa questão com uma única palavra:
FELIZ.
Sem sombra de duvidas a vida que vale a pena ser vivida é uma vida feliz, acredito que todos independente de orientação, crenças, costumes, opção sexual, raça, posição social, estão em busca de uma vida feliz. A questão é, como encontrar essa tal felicidade?
O que é felicidade a uma pessoa, pode não ser para a outra, e vice e versa. O ser humano possui muitos pontos de vista, opiniões diversas e desejos diferentes.De qualquer modo todos possuem um projeto de vida, com intuito de ser feliz, isso envolve um grande ciclo de desejos.
Ao longo dos anos nossas opiniões vão mudando, o que era um projeto de vida para mim ontem, não significa que será amanhã, porem vivemos um grande ciclo de desejos a realiza-los, quando se realiza um, automaticamente alcançamos momentos de felicidade, mas logo outro desejo passa a surgir, e outro objeto desejamos conquistar, sempre em busca de alcançarmos mais momentos felizes.
Entendo que projeto de vida com base em alcançar a felicidade é essencial para a vida de todos, é ela que nos move, nos permite sonhar, acreditar e batalhar a fim de conquistar.
Nossa primeira referencia é em casa com os pais, não obrigatoriamente, às vezes outros fazem papeis de pais (avós, tios, madrasta, padrasto, pais adotivos ou até mesmo educadores em orfanatos) eles nos orientam sobre o certo e errado, começam nos ensinando a andar, para alcançarmos algo que desejamos pegar. Mas a frente, ainda crianças, sonhamos em ir à escola, na escola as orientações continuam, somos ensinados por durante toda a vida, entre os ensinamentos estão:  
Respeitar pessoas, as regras impostas pela sociedade, temos uma visão de futuro, desejos de uma vida confortável, entre outros. Para conquistarmos isso, nos ensinam a batalhar, estudar, trabalhar a fim de realizar. Passamos a agir desse modo, algumas pessoas não entendem dessa maneira, são elas que por diferentes razões acabam se perdendo ao longo do caminho, as justificativas são diversas:
“Tive uma infância pobre, não tive apoio dos meus pais, não tive oportunidades”, no entanto esquecem do que desde pequenos foram ensinados, se não dentro de casa, ou na escola, com exemplos de pessoas próximas, exemplos bons ou ruins nos direcionam para o bem. Entendo que para se tornar uma pessoa honesta (fundamental para ter uma vida que vale a pena) não há diferença ente um ser religioso ou ateu, intelectual ou ignorante, um ser que recebeu muito carinho e outro que fora rejeitado, um etéreo ou gay, um rico ou pobre, todos possuem a mesma condição de desenvolver-se para o bem ou para o mal, vai da escolha de cada um, do objetivo de cada um, cansamos de ver filhos de bandidos virarem doutor e filhos de doutores se tornarem bandido.
O problema é que quando se perdem para o crime ou a droga por ex. seus desejos, ou valores se alteram, automaticamente projeto de vida é alterado, por exemplo: Se for feito a pergunta ao um viciado qual é seu maior sonho, certamente ele respondera, liberta-se da droga, mas se repetir a pergunta a outro viciado a resposta pode ser, fumar uma pedra gigante de craque. São pessoas diferentes, vitimas do mesmo vicio, vicio que por escolha própria experimentaram um dia, são pessoas com valores e desejos diferentes, de repente liberta-se do vicio para um é a encontrar a felicidade ou ao menos um caminho para chegar a ela, mas a felicidade ao outro é aqueles os pequenos momentos de prazer que a droga o proporciona, para esse, essa vida de miséria é a vida que a “ele” vale apena ser vivida.
Em meu grupo de amigos em sala de aula, temos diversos projetos de futuro, cada um deseja algo diferente, de qualquer modo todos nós desejamos conquista-las, para através de realiza-los possamos chegar ao principal objetivo que é “ser feliz”. No entanto no dia que realizarmos, outro projeto surgira, faz parte do ciclo de desejos.
Eu, por exemplo:
Sonho em me formar em jornalismo, é o que escolhi a mim, minhas escolhas e atitudes giram em função disso, mas depois que me formar, desejo trabalhar na área, conquistar uma importante vaga, num importante jornal, depois disso quero ser reconhecida pelo maravilhoso trabalho que pretendo desenvolver, quero ser bem remunerada, para através disso, conquistar bens, viver uma vida confortável, viajar o mundo, casar-me, ter filhos. Hoje enxergo até aqui meu projeto vida, minha visão de futuro para alcançar a felicidade e viver uma vida que a mim vale a pena ser vivida, porem depois de realizar todas essas coisas, sei que outros desejos fará voltar-me novamente ao grande ciclo de desejos.
Entendo dessa maneira quando penso na vida que minha mãe escolheu, ela não quis apenas estudar, trabalhar, casar e ter filhos, acredito que após realizar todos esses desejos ela alcançou sim a felicidade, mas em algum momento essa felicidade já não o bastava, pois após conquistar todos esses objetivos, voltou ao ciclo de desejos, quis divorciar, casar-se novamente, ter outras filhas, e novamente concluiu seus objetivos, novamente alcançou a felicidade, que hoje já não o basta novamente, Voltou ao ciclo, agora pretende mudar de profissão, sabe que para isso é preciso voltar a estudar a fim de ter condições para realizar-se, assim tem feito, no momento em que se formar e realizar sua nova profissão ira se sentir realizada, consequentemente feliz, mas quem garante que futuramente possa despertar em si outros desejos? Se isso acontecer, novamente ela iniciara em outro ciclo de desejos, a fim de fazer por onde realizá-los, acredito que enquanto ela tiver condições de realizar, outros desafios ela enfrentara, pois é uma mulher decidida a ter uma vida feliz, a viver uma vida que vale a pena ser vivida.Inspiro-me nela, pois ela é meu maior exemplo a seguir, foi ela que me criou, me ensinou sobre o certo e errado, sobre ter sonhos e correr atrás para realiza-los, sobre querer-me sempre o melhor, dedicar-me a conquistar, a querer-me uma vida segura, estável, cheia de sonhos, batalhar a fim de conquistar e finalmente viver uma vida feliz, isso a ser feito quantas vezes forem preciso, não há limites para sonhar, não há obstáculos impossíveis de ser superados, a felicidade existe e é o que quero para mim.

“Esse é meu projeto de vida, ter uma vida repleta de momentos felizes, essa é sem duvidas a vida que para mim vale a pena ser vivida”.
Karol Novaes!

Um comentário:

Anônimo disse...

Minha sister arrasaaaa e escreve bem demais, socorro... *O* Mas também né, tá no sangue! Amei o texto, e agora para mim um dos meus objetivos para ser feliz é conhecê-la (pessoalmente, porque em nossa amizade virtual nós já sabemos muito uma da outra, confiamos plenamente uma na outra, nos amamos muito e estamos lado a lado, ainda que não fisicamente, para tudo)... Tenho muito orgulho e não me arrependo de ter me tornado amiga (melhor dizendo, irmã) dessa garota guerreira, criativa, sorridente e cheia de amor e de bons conselhos para dar <3 E tudo graças a criação que ela recebeu... Não sei o que faria sem ela... Ainda vamos escrever lindos textos, poesias e músicas juntas, e compartilhar conhecimento e experiências bem de perto, eu anseio por isso... Eu acredito que vai acontecer! <3 (Ah, e sim, aqui é a Vilu) Muitos beijos e abraços bem apertados em vocês!